Refeição Diaria: Alimentação Equilibrada e Saudavel

Postado por Jessica segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alimentação 
Equilibrada e Saudavel



Quem pensa que fazer refeições saudáveis e manter o peso é uma missão impossível está muito enganado. Sabendo combinar os alimentos durante o dia, é possível "encher o tanque" sem peso na consciência. Esse foi o principal tema discutido durante a palestra Hábitos alimentares saudáveis: aprenda a montar sucos, lanches e refeições saudáveis, com a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, diretora da Vianutri Consultoria Nutricional, que aconteceu na última sexta-feira durante a Semana Qualidade de Vida Wellness, promovida pelo Rio Quente Resorts, no estado de Goiás.

Andrea explica que cada refeição deve ser composta de um alimento energético (carboidrato), um construtor (proteína) e um regulador (fibra). Caso contrário, o organismo sofrerá consequências com a falta de nutrientes. Por exemplo, se o corpo passar muito tempo sem carboidratos, combustível essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, a pessoa pode ter confusão mental e falta de concentração e memória, causadas pela baixa taxa de glicemia no sangue.

Se faltarem elementos reguladores (fibras), que são importantes para a digestão, absorção e excreção dos alimentos, o funcionamento do intestino e o metabolismo são comprometidos. A água também é fundamental para manter o raciocínio funcionando corretamente. A dica da nutricionista é deixar uma garrafa de água ao seu lado em um lugar visível durante o dia, como na mesa do computador do trabalho.

Segundo Andrea, não é necessário se privar de doces, porém, a pessoa deve evitar consumi-los na mesma refeição que outros alimentos, pois a ingestão em excesso de açúcar impede a absorção de outros nutrientes pelo organismo. Outra dica valiosa é se alimentar sempre em intervalos de três a quatro horas. "Coma quando sentir fome. Trata-se de um aviso do organismo de que o combustível acabou. Sem alimento para processar, o corpo não trabalha", explica.

Monte um cardápio saudável

Café da manhã:
- duas fatias de pão
- 1 fatia de presunto
- 1 copo de suco
ou
- 1 fruta
- 4 colheres (sopa) de aveia
- 1 iogurte.

Almoço:
- duas colheres (sopa) de arroz
- 1 filé de carne vermelha ou frango
- salada de folhas verdes
- 1 fruta.
ou
- 1 prato raso de massa com molho vermelho
- salada de folhas verdes.

Jantar:

- sopas

Agora que você já sabe que não é difícil se alimentar direito e ainda economizar algumas calorias, que tal criar a sua própria refeição mais equilibrada?

0 comentários

Postar um comentário

Filmadora

Câmera Digital

Aspirador de Pó

Batedeira Oferta

BaBa Eletronica